Pau de Ferro

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.2.1″]

PAU-FERRO: MEDICINAL EM OPOSIÇÃO A ÚLCERAS E BASTANTE MAIS

O pau-ferro, Caesalpinia ferrea, é uma árvore abundante nas matas dos estados que vão a partir de São Paulo até o Piauí. Madeira dura, de ferro, como o nome bem diz, similarmente é conhecida como jucá, jucaina e vários mais nomes de origem indígena. Melhor do que duro e forte, o pau-ferro é uma planta medicinal bastante usada em contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou revelado seu resultado na cura de úlceras gástricas.

Jucá, pau-ferro – para quê serve?

Na medicina popular se usa o chá de casca de jucá para tratar diabetes, uma vez que auxilia a diminuir o volume da urina e a sede.

Similarmente é utilizado como anti-inflamatório para todo tipo de complicações catarrais de tórax, garganta e nariz. Se trata tosse, reumatismo, hemorragia, gota, cólicas intestinais, disenteria, hemorróidas, complicações cardíacos. É febrífugo, expectorante, fortalecedor e vitalizante. Similarmente é cicatrizante, tanto para utilização interno como externo. Porém, no norte do país se usa o pó da casca do jucá para tratar os males do fígado e estômago ( cada região possui suas dicas tradicionais).

 

Como preparar o chá da casca de pau-ferro

A recomendação de utilização é de 2 colheres de casca seca, picada, para cada litro de água. Cozinhar em fogo baixo, por 10 minutos depois da fervura. Depois disso, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por mais 10 minutos. Tome em seguida. Recomenda-se ingerir de 2 a 3 xícaras do chá de casca de pau-ferro ao dia.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *